top of page

Tumores oculares
Tratamentos

O melanoma ocular é um tumor maligno que apresenta que pode ser encontrado em diferentes estruturas oculares.
O conjuntival é raro e pode ter um bom prognóstico se diagnosticado precocemente. Está relacionado a exposição solar e pode surgir de um PAM (cerca de 80% dos melanomas conjuntivais), de um nevus conjuntival ou de novo (sem lesões prévias). Seu tratamento é principalmente cirúrgico mas podem ser associados outras terapias.
O melanoma uveal é o tumor maligno primário intra-ocular mais frequente em adultos e pode ser ainda dividido pela localização em: de íris, corpo ciliar ou coróide - sendo o último o mais frequente. Inicialmente são assintomáticos e por isso são detectados durante o exame oftalmológico de rotina nesses estágios iniciais. Seu tratamento depende das dimensões do tumor e do quadro clínico do paciente.
A metástase ocular é o tumor maligno mais frequente em adultos. Inicialmente podem não apresentar sintomas, mas com a progressão baixa acuidade visual e dor podem se desenvolver. Pacientes com neoplasias sistêmicas metastáticas apresentando quaisquer sintomas visuais devem ser avaliados por um especialista. Seu tratamento vai depender da classificação do tumor primário e pode ser associado a tratamento local. O acompanhamento em conjunto com o Oncologista Clínico é de extrema importância.


O carcinoma de conjuntiva é um tumor maligno da superfície ocular bastante frequente. Tem importante associação com exposição solar. Seus sintomas mais frequentes são vermelhidão e irritação ocular. A visão em geral não é afetada, a não ser em casos com acometimento corneano ou dimensões tumorais maiores. O diagnóstico pode ser feito através de exames complementares com confirmação histológica. seu tratamento pode ser com quimioterapia tópica ou cirurgia.
Perguntas frequentes

bottom of page